4° Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Juventudes

A 4º Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Juventudes de Muriaé foi a instância máxima de participação popular jovem que teve como objetivo discutir, avaliar e propor políticas públicas de atendimento a esse público, considerando sua pluralidade.
O evento ocorreu na semana passada e teve a presença do Tomaz Moreira – Coordenador das Políticas Públicas para a Juventude de Minas Gerais da SEDESE, da Diretora Geral da Fundarte Flávia Neves e também o Gestor Municipal de Juventude, Wesley Ferreira da Silva.
Na noite do dia 12, tivemos a abertura oficial, leitura e aprovação do Regimento Interno, apresentações culturais com Associação de Surdos de Muriaé que interpretaram a música COTA NÃO É ESMOLA de composição de Bia Ferreira. A Academia Valéria Bruno fez uma apresentação de jazz e para encerrar a noite realizamos um aulão de “zouk” com a Companhia de Dança Edson Perrotti com todos os presentes.Na manhã do dia 13, tivemos uma mesa redonda e amplo debate sobre o tema central da Conferência: Juventudes, Mulheres e Negritudes, com os palestrantes Phippe Brito, Camila Daher e Will Marinho.
No período da tarde, iniciamos com uma performance das alunas do Colégio Equipe, que pela primeira vez participou dos debates sobre políticas públicas, delegados e delegadas e também os convidados que foram divididos em grupos de trabalho conforme o eixo temático escolhido no momento do credenciamento.
Eixo 1: Desenvolvimento Intergral que debateram: Educação, Trabalho e Renda, Empreendedorismo, Juventude em Situação de Rua, Artes, Cultura,
Comunicação e tecnologias de Informação, Grana para as Políticas de Juventudes
Eixo 2: Qualidade de Vida que debateram: Meio Ambiente, Alimentação Saudável, Saúde, Bem Estar Biopsicossocial, Lazer, Esporte,
Direito á Cidade
Eixo 3: Diretos e Diversidade que debateram: Gênero, Segurança Cidadã, Juventudes, LGBTQI+, Vida Segura, Valorização da Diversidade e das Diferenças, Participação Social
Eixo 4: Letalidade Juvenil e Segurança que debateram: Genocídio da Juventude Negra, Paradigma das Políticas de Segurança, Racismo Institucional, Não Acesso a Justiça.As propostas discutidas nos grupos de trabalho foram apreciadas pela plenária final a fim de aprovar e também elencar três prioridades que irão para 4º Conferência Nacional de Juventudes em agosto deste ano e fará parte da elaboração do Plano Municipal da Juventude, documento que norteará as ações do município nas políticas públicas para a juventude.
Nossa conferência ainda elegeu quatro delegados que representarão Muriaé na Vº Conferencia Estadual de Juventudes, prevista para 23 e 24 de maio de 2020.
Os delegados para Estadual
Sociedade civil:
Titular
Matheus Henrique Dias Fonseca
Julia Marques de Carvalho Terra
Suplentes:
Iris Matos Cardoso Assis
Kirihai Ester de Jesus Ferreira
Governamental:
Titular
Wesley Ferreira da Silva
Anna Clara Rangel Araújo Dornelas
Suplentes:
Willian Cortes Silva
Marcos Marcos de Paula OliveiraAs propostas eleitas como prioridades foram as três mais votadas dos quatro Eixos de Debate, que são elas:
Eixo 1
Proposta 1: Dar mais voz e autoridade ao Conselho Municipal de Juventude para ter mais acesso e autonomia para desenvolver projetos de cunho social nas escolas, abordando temas importantes e necessários da contemporaneidade, como racismo, machismo, feminicídio, abordagem policial violenta, suicídio, depressão, LGBTfobia, políticas de sexualidade.
Eixo 2
Proposta 2: Criar programas para garantir o equilíbrio biopsicossocial das Juventudes de forma a ampliar a compreensão sobre causas, processos e tratamentos das diversas questões de saúde com aproximação dos jovens com os profissionais da saúde de forma a fortalecer os vínculos com os mesmos.
Eixo 3
Proposta 1: Programas de capacitação para profissionais da Educação, de Saúde e de Segurança Pública, envolvendo temais transversais sobre Juventudes, LGBTQI+, Gênero, Surdos e sobretudo, sobre Sexualidade Precoce.
A Prefeitura de Muriaé, Fundarte e o Conselho Municipal de Juventude, agradecem a todas as Juventudes que participaram totalizando 230 presentes, a toda Equipe da Fundarte, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Colégio Equipe, as Escolas Estaduais e aos espaços que nos receberam.
Somente unidos poderemos melhorar e mudar as Políticas Públicas para a Juventude.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *