Exposições / PMM e FUNDARTE

A Prefeitura Municipal e a FUNDARTE estão convidando para três importantes exposições.                                                         A primeira é a IIª Mostra de Documentos do Arquivo Historicos,  ^Resgatando  Nossa Historia”  (1869 a 1954)”, que já foi aberta  ao público, no dia 04  e vai ficar em visitação até o dia 15 de outubro, no Museu do Paço Municipal, nos horários de: 8h a 11h30min e de 13h a 17h. A exposição  faz parte  da 2° Semana Nacional do Arquivo. realizado pelo Arquivo Nacional e a Fundação Casa Rui Barbosa, uma temporada de eventos, que irá   do dia 03 a 09 de junho, sendo ealizados em quase todo os estados brasileiros, nas instituições, tais como,arquivos, entidades detentoras de acervos, centros de memória e outras. Seu objetivo é aproximar essaa instituições da sociedade e divulgar os valiosos  trabalhos nelas desenvolvidos. Nesta edição de 2018, serão envolvidas  mais de  180 instituições. 

Documentos em exposição: 1- Escritura de compra e venda de um escravo crioulo de nome Domingos, que faz Jozé Ignácio Machado a Evaristo Rodrigues Campos na freguesia de Nossa Senhora do Patrocínio, do município de São Paulo do Muriahé (1869). 2- Livro de Atas mais antigo das Sessões da Câmara (1871). 3- Ata da Sessão Extraordinária em virtude da Proclamação da República (1889). 4- Ordenado ao acendedor de lampiões do distrito de Patrocínio, Manoel Cardoso de Freitas (1911). 5- Nomes de ruas e praças, arborização, iluminação (1914). 6- Primeira Carteira de Motorista para mulher a Carolina Soares Canêdo e a Maria Isabel Canêdo, filhas de Affonso Augusto Canêdo (1928). 7- Panfleto dirigido ao povo de Muriaé convocando voluntários para reprimir o movimento rebelde de São Paulo/ Revolução Constitucionalista (1932). 8- Decreto-Lei Nº 57 que declara feriado o dia 25 de outubro de 1939 por ocasião da visita do Presidente da República e Governador do Estado de Minas Gerais, Dr. Getúlio Dorneles Vargas e Benedito Valadares Ribeiro para a inauguração da rodovia Rio- Bahia em Muriaé (1939). 9- Panfleto distribuído pelo diretório do PTB aos trabalhadores de Muriaé contendo a transcrição da carta de suicídio de Getúlio Vargas (1954).

A segunda é a IV Mostra da Escola Municipal de Artes Visuais Moacyr Fenelon, com abertura no proximo dia 16 , às  10h e permanecerá em cartaz ate o dia 13 de julho, na Galeria Mônica Botelho, no Centro Histórico Grande Hotel Muriahé.

A terceira exposição é a “II Mostra de Estudos Fotográficos”,  com trabalhos dos alunos da Escola Municipal de Áudiovisual Carlos Scala. Ela também será  inaugurada no Grande Hotel Muriahé,  no dia 10 de junho, as 10h, na Galeria Memorial do Café, ficando aberta ao público  até  o dia 13 de julho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *