Nosso Presépio de Natal!!!

Ontem, domingo eu fui conhecer o trabalho da Sra Gelcira Barbosa Bicalho, o belíssimo Presépio Natalino, montado no jardim do Colégio Santa Marcelina. Fiz questão de ir em companhia da artista, pois queria saber detalhes da obra, que começou a ser construida em 1997, por encomenda  da Sra. Maria Auxiliadora, na época  esposa  do ex prefeito Carlos Fernando Costa.

  Segundo Gelcira era preciso uma grande verba, pois a matéria prima, da qual as peças  são feitas é muito cara. Mesmo assim a primeira dama conseguiu a quantia e ela com o dinheiro foi para o Rio de Janeiro comprar os blocos de isopor em que esculpiu as primeiras figuras básicas  de um Presépio: o menino Jesus, Nossa Senhora, São José, os três Reis Magos e os animais: os camelos, a vaca e um burro. 

Para as imagens humanas, se baseou nas pessoas, respeitando altura e traços reais. Para os animais ela foi ao Jardim Zoológico , também no Rio de Janeiro, onde fotografou os camelos, em várias posições. Apartir das fotos reveladas começou o trabalho para  ampliar as figuras até seus tamanhos naturais. O burro e a vaca, Gelcyra tinha os modelos no curral do seu Sitio dos Canários. Então, mesmo a contra gosto do esposo, o Sr. João  Gualberto Bicalho, tirava as medidas dos animais, tamanho do corpo, chifres, orelhas e tais. Depois vieram os carneirinhos, que foram modelados a partir de ilustrações de uma grande biblia, que havia pertencido a sua sogra.

Com o passar dos anos Gelcira foi ampliando as peças do Presépio: o pastor flautista, a Samaritana ao lado do poço, animais como os lindos patinhos amarelos, carneiros, as flores…..Mais recentemente ela esculpiu o Espirito Santo  com seus raios brilhantes e o Anjo da Anunciação, ambos em tamanhos gigantescos. 

Realmente é uma maravilhosa obra artistica, Gelcira tem o dom e o gosto para a arte, pois mesmo autodidata suas esculturas são perfeitas, isso sem falar no rico figurino usado. Para este ano ela criou os cogumelos, que dão  um lindo colorido, durante o dia e a noite o efeito mágico é todo criado pelas luzes. O Presépio já  foi exposto em algumas cidades de nossa região, a convite dos seus prefeitos, mas é certamente em Muriaé que a autora gosta de mostrar sua grande obra. Nós ficamos muito honrado com isso, pois penso que toda cidade gostaria de ter uma Sra. Gelcira, que com suas mãos encanta e embeleza ainda mais essa marcante data, o Natal. Fazer essa visita ontem, me trouxe um idéia que colocarei em prática na coluna Boulevard. Agora vou tentar altenar nos findes os posts dos Red Carpets, com a apresentação dos vários artistas que temos em nossa cidade, para uma divulgação dos seus trabalhos e seus dons. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *