1ª Mostra de Cinema

Euler e Fernanda os idealizadores do evento com os cartazes promocionais dos filmes

Ailton Malte no Palco do Teatro Municipal

Está plantada a semente. Nos dias 29 e 30, passados, no Teatro Municipal Belmira Vilas Boas, o casal Fernanda de Paula e Euler Luz, recebeu seus convidados para a 1ª Mostra de Cinema de Muriaé. Aliás, Euler é um grande semeador cultural na city. Foram das mãos e cabeça dele que saiu, entre outras ideias, a criação do Teatro Gregório de Mattos Guerra e o Grupo Chão de Minas, do qual eu fiz parte, renascendo assim, depois de uma enorme laguna, na década de 80 a nossa arte teatral. Hoje a Escola Municipal de Teatro Gregório de Mattos Guerra, através de seu professor Elielson Rodrigues, faz um grande trabalho.

Euler e Fernanda com grande maioria dos atores dos seis curtas metragen

Euler e Fernanda, com os atores Helder, Jandiara, Ailton e Moa

Mas vamos voltar a falar dos filmes exibidos em um telão, montado no palco do Teatro Municipal, nas noites, de sexta e reprisados no sábado. Funcionando como mestre do cerimonial, o também ator Ailton Malta, apresentou cada curta, sua sinopse, equipe técnica e atores. Os premiadíssimos, Sapato Vermelho e Como Era Gostoso Meu Principe, com direção, respectivamente, de Euler e Fernanda, são histórias de um humor requintado e inteligente. Me emocionei bastante com o enredo de Ubuntu, embora já conhecesse a historia. Penso que esse curta, também dirigido por Euler, deva ser passado em cada sala de aulade todas nossas escolas. Será muito bom, para o crescimento de nossas crianças e adolescentes. A Luta, dirigido por Bruno Bennec, versa sobre um  fato real, acontecido no Muriaé dos anos 30, com a chegada do primeiro rádio em nossa cidade e me encantou com sua locações e figurino. A Tua Presença  é um filme, que conta a história de um cidadão que se encontra atormentado. O que a princípio provocava apenas situações embaraçosas, termina por envolvê-lo em adultério e até em um  homicídio. Por fim vamos falar do curta Do Lado de Fora, dirigido por Mateus Peçanha e Paulo Vinicius, de Cataguases, de história um pouco  complicada para meu entendimento. Trata de um garoto, não  se sabe por qual motivo, deixa a cidade para ir morar na roça, com sua avó. Entediado com a nova casa, vê  sua vida mudar quando ele ganha um boneco misterioso. Na plateia, anotei: a Superintendente da FUNDARTE, Flávia Neves e seu Assessor, Victor Hastenreiter, o Vice Prefeito Marcos Guarino com  o filho  Gabriel e a namorada Mariana Reiff, o Superintendente da 23° SRE, Sandro com sua esposa,  as atrizes Teresa Cristina Pontes, Jandiara Macedo, Pietra Almeida e Celinha Souza, ela com o esposo  Nicodemos Barreto Couto, as Sras.Maria do Carmo Pereira Luz, Ana Maria Carvalho César e Marilene Carvalho Luz, Joca, Carla de Paula Pedrosa, Inês e Elias Muratori, Aurora e Horácio Pompei, Cléria Mazzini Silva com a filha Priscilla, ela a figurinista do curta, A Luta e plus and plus.

Na plateia, aplaudindo muito, Flávia, Victor, eu, a atriz Celinha, Euler e Fernanda, mais……

Marcos com Gabriel e Mariana. Eu com os elegantes Aurora e Horácio

Fernanda, com Cléria, Priscilla e Pietra

Red Carpet do Finde!

No Red Carpet deste finde, a beleza e elegância deJanaína Costa Gurgel, filha da amiga não menos bonita e elegante, a Sra. Rosely Costa Gurgel e do saudoso José Wilson Gurgel. Janaina, que reside emVitória, é mãe de Rafaela e Roberta Gurgel Reisman.Ela adora estudar e adquirir sempre novos conhecimentos, talvez por isso seja formada emFisioterapia, pela Faculdade do Planalto Central, deBrasília, em Gestão Comercial, pela Fundação Getúlio Vargas, do Rio e Janeiro e em Fotografia pelaFaculdade de Arte e Design de São Paulo. Antenada com as novas tendências no mercado de trabalho,Janaína concentra agora todo seu conhecimento, na profissão do momento. Ela é Life Coach, profissional que atua procurando elevar a autoestima feminina, através de cursos e palestras motivacionais, atendendo a uma cliente especifica ou a uma equipe de mulheres. Atualmente tem marcado presença entre nós, devido ao seu relacionamento, eles devem se casar no próximo ano, com o odontologista Kako Bizzo do Amaral. Para nossa foto especial Janaínausa um modelo verde militar, com trespasse lateral da conhecida griffe Iódice, sandálias e clutch douradas da Schutz, com joias by Carla Amorim. Como de costume, ela  mesmo assina seus penteados e maquiagens  .

Audiência Sobre Mineração em Muriaé e Região

Com número elevado de participantes, a Câmara de Muriaé realizou na noite de terça-feira (29) umaAudiência Pública para tratar da mineração em Muriaé e região. A mesa foi composta pelos vereadores Jair Abreu, presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara e Reginaldo Roriz, ele que requereu a Audiência, mais Celsinho (DEM), que é membro da Comissão do Meio Ambiente e, como vice-presidente da Câmara, representava o presidente Carlos Delfim; e Drª Miriam (PSDB), que também integra esta Comissão. Estavam presente ainda  o vice-prefeito Marcos Guarino, representando o Executivo Municipal e Lucas Dutra, chefe de gestão de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, representando o secretário.

O debate atraiu representantes de organizações não governamentais, clubes de serviços, associações de bairros, representantes de deputados estaduais, conselheiros municipais e estudantes, entre muitos outros das cidades de Muriaé, Miradouro, Rosário da Limeira, Miraí, Viçosa e Belo Horizonte,   autoridades, representantes de organizações não governamentais, ambientalistas e líderes religiosos, que lotaram o plenário por mais de três horas.  Durante a Audiência ficou claro o posicionamento de todos que se pronunciaram de forma contrária a instalação de novas áreas de mineração na região. Nas palestras proferidas pelo Professor Lucas Magno, diretor de extensão do IF-Sudeste e pelo Frei Gilberto Teixeira, da Congregação de Belisário, foram apresentadas considerações técnicas significativas para o posicionamento contrário a esta prática naSerra do Brigadeiro, com dados e estudos muito precisos, além do modo como as comunidades estão se organizando para contrapor esta prática na região.  Eles junto com o Cabo Douglas Oberdan,ocuparam lugar de honra em nome da Polícia Militar do Meio Ambiente de Muriaé. As intervenções trouxeram depoimentos de várias pessoas distintas a cerca de seus contatos ou experiências com empresas mineradoras e suas atividades. 

Compuseram a tribuna de honra os vereadores David Lacerda, Helena Carvalho, Dr. José Carlos e Prof. Júlio Simbra; de Muriaé, os vereadores Davi Meireles e Maria Luiza Andrade Valentim, de Miradouro; o vereador Davi, de Rosário da Limeira; José Luiz Barbalho de Mendonça, coordenador do Centro de Pesquisa Iracambi Benilda Brito, técnica social doPrograma de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos do Governo do Estado de Minas Gerais; Gustavo Soares Ioreio, professor do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Viçosa; Antônio Carlos Bagle, diretor financeiro da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e de Economia Solidária – Unicafes; e os ex-vereadores Antônio Balbino e José Raul. Já nos assentos reservados estavam os convidados a intervenções durante a Audiência: Robim Le Breton,da Iracambi; Eduardo Antonio de Alcantara, doSindicato dos Trabalhadores Rurais de Muriaé, Barão de Monte Alto, Rosário da Limeira e São Sebastião do Vargem Alegre; Reinaldo Barberine, da Comissão Pastoral da Terra – CPT; Gilsilene Maria Mendes, da Cáritas Diocesana; Paulino Soares de Oliveira, que foi atingido pela inundação causada pelo rompimento da barragem de rejeitos de uma mineradora de Mirai; Igor Oliveira Silva, doMovimento Estudantil, Luiz Paulo Guimarães Siqueira, do Movimento Pela Soberania Popular na Mineração – MAM; Adriana Aparecida de Morais Ribeiro, da Cooperativa dos Produtores da Agricultura Familiar em Muriaé (COOPAF) e Wesley de Souza Rodrigues, do SindUte. Fonte e Fotos: Assessoria de imprensa da  Câmera Municipal – Video: Gazeta de Muriaé

AMLE Empossa Novo Acadêmico, Premia e Instala Academia Jovem

     A movimentada agenda da Academia Muriaeense de Letras, realizou, na noite de quinta-feira, 21, noTeatro Zaccaria Marques, três momentos de grande relevância para a instituição. Primeiro, foi dado posse a mais um membro na AMLE, o Professor Dr.Natalino Silva, segundo foram premiados os vencedores do concurso literário, Jovens Escritores  Muriaeenses e terceiro foi a posse dos jovens escritores. Com cerimonial conduzido pelos imortais, Maríllia Marlene Torres Neves e Rafael Ricardo Do Carmo, que convocou ao palco o acadêmico eleito, Natalino Silva,  a quem foi dada posse pelo presidente Cristian Lima.
Em seguida, o novo membro foi saudado pelo acadêmico benemérito Luiz Gonzaga da Silva, em discurso recheado de belas e envolventes palavras sobre a chegada de Natalino à casa/AMLE e as obras do empossado, com destaque para sua produção poética. Depois foi a vez de  Natalino fazer seu discurso, no qual destacou formação e carreira como escritor, mas não antes de expressar fartas citações elogiosas ao seu antecessor na Cadeira Nº 30, o saudoso José Alcino Bicalho, bem como ao patrono da mesma cadeira, Machado de Assis.
Continuando as emoções da noite, os vencedores do concurso literário Jovem Escritores Muriaeense, ao lado de familiares e representantes das respectivas escolas, receberam seus prêmios, entregues pelos acadêmicos da AMLE, pais, professores e pela Irmã Neiza, representante da Faculdade Santa Marcelina – FASM, parceira e patrocinadora do concurso ePatrona da Academia Muriaeense de Letras Jovem.  Cada um dos dez escritores – nas categorias crônica e poesia – foram apresentados pela coordenadora do concurso, a acadêmica Professora Dadace Castro, chamando-os ao palco onde aconteceu também a leitura de seus trabalhos, feitos por Elias Muratori e Andréa Do Valle. Foram vencedores,  Poesia: 1º lugar – “Viver de Esperança”- Pablo Nascimento Santos /  2º lugar – Pro Futuro – Andreza Aguiar / 3º lugar – “Nós Continuamos”- Clara Andrade Levate /  4º lugar – “Esperar” – Larissa  Ribeiro / 5º lugar – “Sonho de Maria” – Carla  Martins / Crônica: 1º lugar – “Entre Tintas” – Maria Paula Bernardes Rosa / 2º lugar – “Esperança ou Fardo de Amanhã” – Luiz Henrique Filho /  3º lugar – “A Esperança se Mantém” – Feliphe Araújo Santos /  4º lugar – “A Esperança na Educação” – Alexia Ferreira Soares / – 5º lugar – “Acreditar pode Mudar” – Camila Rodrigues.
  E o último, mas não menos importante  momento foi  quando o presidente Cristian Lima,  convocou aos jovens premiados a ocuparem suas respectivas cadeiras (com patronos, escolhidos previamente pelos próprios vencedores), como integrantes, por dois anos, da Academia Muriaeense de Letras Jovem.

Merci, Silvan Alves!

Daqui envio meus cumprimentos e agradeço ao convite para comemorar com nosso blogueiro mor,Silvan Alves, os 10 anos de existência e sempre sucesso de sua pagina na Net. O blog recebe diariamente milhares e milhares de acesso, com os internautas a procura de suas rápidas e bem redigidas postagens jornalísticas. Silvan, que é formado em jornalismo pela FAMINAS, sem dúvida é o mais lido em nosso região e no exterior.

1ª Mostra de Cinema de Muriaé

A “1ª MOSTRA DE CINEMA DE MURIAÉ” , que é um evento de exibição de Curtas-metragens regionais, terá entrada franca, direito a debates os temas dos filmes com o  público de cada noite. Da programação, acontecerão os lançamento dos filmes “A TUA PRESENÇA” e “UBUNTU – SOU PORQUE SOMOS”, ambos de Euler Luz. Nessa edição a mostra contará ainda com exibição de vários filmes premiados, tais como “A Luta” de Bruno Bennec, “Como Era Gostoso o Meu Príncipe” de Fernanda de Paula, “Do Lado de Fora” de Matheus Peçanha e Paulo Vinicius e “Sapato Vermelho” de Euler Luz.A “1ª MOSTRA DE CINEMA DE MURIAÉacontecerá neste finde, dias 29, sexta e 30, domingo, as 19h30, no Teatro Municipal Belmira Villas Boas, com o patrocino da FUNDARTE, através da Lei Alcyr Pires Vermelho. Abaixo os cartazes dos participantes com os devidos créditos, de seus diretores, equipe técnica e elenco.

UBUNTU – SOU PORQUE SOMOS
Direção Euler Luz – Sinopse: História da rivalidade entre duas equipes de alunos, que se preparam para um confronto em uma gincana escolar. Para acalmar os ânimos exaltados, um professor explica a eles a filosofia africana chamada Ubuntu. Durante um treino, Camila, uma das competidoras, se acidenta e fica fora da corrida que disputaria com Mariana. Seria a vitória antecipada de Mariana? Ou Mariana entendeu o verdadeiro significado de Ubuntu? 15 min – Equipe Técnica: Direção e Roteiro: Euler Luz / Direção de Fotografia: Raphael Phields /Produção e Arte: Fernanda de Paula

Assistente de Direção: Teresa Cristina Pontes /Assistente de Produção: Germana Luz – Elenco:Sabrina Pedrosa, Pietra Almeida, Gil Narrara, Célia Couto e Ailton Malta.

A TUA PRESENÇA

Direção Euler Luz

Sinopse: O filme conta a história de Tolentino, um cidadão que se encontra atormentado, pelo surgimento em seu caminho, de um insólito personagem que se autodenomina “Seresteiro, Poeta e Cantor”. Essas interferências acontecem numa freqüência crescente. O que a princípio provocava apenas situações embaraçosas, termina por envolvê-lo em adultério e homicídio. Mas será tudo isso real? 20 min. – Equipe Técnica: Direção e Roteiro: Euler Luz / Diretor de Fotografia: Bernardo Mendonça / Produção e Arte: Fernanda de Paula /Assistente de Direção: Fernanda Vieira / Assistente de Arte: Teresa Pontes / Som Direto: Paulo Anomal /Assistente de Produção: Clovis Agostini /Edição e Colorização: Raphael Phields – Elenco: 

Helder Carneiro, Bruno Bennec e Fernanda Vieira

A LUTA
Direção Bruno Bennec
Sinopse: O filme é inspirado num fato real ocorrido na década de 30. Conta a história do garoto Tininho e sua expectativa sobre a luta de boxe histórica entre o americano Joe Louis contra Max Schmeling. Um momento de descobertas e novidades, o futuro começava a chegar um pouco mais rápido, e os sonhos, ultrapassando novos limites. 15 Min –Equipe Técnica: Direção: Bruno Bennec / Roteiro: Cesar Rodrigues / Direção de Fotografia: Jacques Cheuiche, Abc / Primeiro Assistente de Fotografia: Juliano Braz (Kibe) Assistente De Produção: Clovis Agostini / Montagem: Tuna Mayer / Som Direto: Sergio Scliar / Trilha Sonora Original: Roberta Campos – Elenco: Leandro Coimbra, Luiz Gustavo Pereira, Ana Regina Inácio, Emmanuelle Dias Inácio, Gabriel Vitor Rodrigues, Pietra Marin, Ailton Malta, Andréia do Valle, Euler Luz, Marcelo Costa, Carlos Scalla, Eduardo Dascar e Marco Andrade.

COMO ERA GOSTOSO O MEU PRÍNCIPE

Direção Fernanda de Paula

Sinopse: Conta a fábula de uma princesa independente e autoconfiante que, ;enquanto passeava por um lago, encontra uma rã enfeitiçada por uma bruxa, que voltará a ser um príncipe com um beijo seu. A rã faz uma proposta super machista e a descolada princesa se esquiva de uma maneira engraçada e inesperada, porém, determinante. 5 min. – Equipe Técnica:
Direção e Roteiro: Fernanda de Paula Silva /Produção: Teresa Cristina Pontes Barros / Direção de Fotografia e Montagem: Paula Maria A. F. Massieux / Direção de Arte: Carla Maria de Paula Silva – Elenco
Jandiara Macedo, Cleverson Soares e Boris Massieux

DO LADO DE FORA
Direção Matheus Peçanha e Paulo Vinicius

Sinopse: Plínio é um garoto de dez anos que vai viver com a avó no campo. Entediado com a nova casa, sua vida começa a mudar quando ele ganha um boneco chamado Frank. 20’.

Equipe Técnica: 
Direção e Roteiro: Matheus Peçanha e Paulo Vinícius Luciano / 

Direção de Produção: Mariana Ramos e Rafael Mattos / Direção de Fotografia: Felipe mAlmeida /Direção de Arte e Figurino: Aline Mazzarella / Som direto e Montagem: Thiago Yamachita / Elenco:
Paulo Henrique Oliveira, Emmanuel Corrêa e Castro e Andréa do Valle

SAPATO VERMELHO
Direção Euler Luz
Sinopse: Totonho vivia feliz na roça com sua família até ganhar na loteria e mudar-se para a cidade. Convencido por um amigo a arranjar uma amante, o inexperiente aventureiro acaba por tropeçar em um indiscreto sapato vermelho. 20 min. – Equipe Técnica:
Direção e Roteiro: Euler Luz / Direção de Fotografia: Boris Massieux / Direção de Arte: Fernanda de Paula / ssistente de Produção: Germana Luz / Som Direto: Ricardo Canário –Elenco: Bruno Bennec, Paula Massieux, Ailton Malta, Célia Couto e Monique Franco

Música e Solidariedade!!

A gente sabe que as finanças do Estado, graças a corrupção e desvio de verbas para outros fins, está em situação muito ruim. As verbas que vêem  para nossas entidades, como a APAE  estão diminuindo e chegando com bastante atraso. Então  vamos participar desta noite musical, que irá reunir bandas, grupos e duplas musicais de nossa cidade, no proximo dia 21 de outubro, no Colina Country Club.No  se apresentar a Banda Marofagy, Banda Zem, Grupo Ouro de Minas, Grupo Couro & Corda, a duplaMarcelo e Wesley, mais Maycon (voz e violão) com J.C. Paiva (percussão). Vamos prestigiar e se , ajudando o exemplar trabalho desenvolvido pelaAPAE/Muriaé e EE Walter Basconcelos, reservando seu convite pelo tel: 3721 1905 e 98845 0804.

Red Carpet do Finde!!

Arrasando no Red Carpet deste finde a bonita e elegante Maria Eduarda Sá Antunes Souza, filha do também bonito e elegante casal Luciana e Eduardo Moreira de Souza. Maria, que está residindo no Rio de Janeiro, cursa o 7º período de  Medicina, naUniversidade Nova Iguaçu. Como ninguém é de ferroMaria Eduardo, sempre que pode viaja, para conhecer novos lugares, pessoas e não dispensas as férias no seu paraiso de Peracanga, emGuarapari. Para nossa foto especial ele usa um modelo, em tafetá, da conhecida griffe Printing, com sandálias by, Luíza Barcelos, clutch da ISLA, e joiasVivara. Seu cabelo e makeup foram assinados pelo bambã, Victor Osaka, do staff do Criative Studio.  

Aconteceram!!!

O muriaeense, Adson Calais, radicado na Suiçaesteve  uns dias na cidade e partiu levando na bagagem de volta, a mãe Maria Aparecida e seus irmãos Aslei e Jussara Pereira de Calais, para um linda tournée na Europa. Na Suiça, além de Lugano, onde Adson reside eles esticaram, nas comunas  Einsiedeln,, Morcote,  Bellinzona (com seus belíssimos castelos), Ticino (a  elegância italiana da Suíça), Stein am Rhein (a encantadora vila medieval) e Zurique com  sua posição de “metrópole de experiências” à margem d’água, com uma magnífica vista para os Alpes cobertos de neve no horizonte. De lá eles voaram para Brisbane, a capital do estado australiano de Queensland, terceira maior cidade e principal hub econômico, administrativo, cultural e urbano do leste do país. Lá eles se encantaram com as koalas e cangurus, no Lone Pine Koala Sanctuary ! Da Austrália, novo voo desta vez para Londres a capital a capital da Inglaterra e do Reino Unido, que por dois milênios, foi um grande povoado e sua história remonta à sua fundação pelos romanos.

Já o elegante casal Priscilla e Gustavo Aquino, afivelou as malas e partiu para se divertir com a filhaSara na badalada Califórnia. Por lá eles visitaram: aFlórida, onde curtiram a linda praia de Clearwater, a região de Celebration, localizada no Condado de Osceola, que foi desenvolvido pela Walt Disney Company. Em Orlando eles se esbaldaram no. Epcot, o segundo dos quatro parques temáticos construídos no Walt Disney World. .  

Recentemente foi realizado em Patrocínio, Patos de Minas e Coromandel, respectivamente, o 5º Workshop da Rio Branco Alimentos (PIF PAF). O objetivo do evento foi de premiar as granjas que se destacaram no ano de 2016. Estiveram presentes: Integrados e seus colaboradores, equipe técnica, colaboradores da fabrica de ração e frigorifico e autoridades do Poder Público Municipal e Estadual. Os temas deste ano destacaram a importância das pessoas em toda a cadeia do processo produtivo, onde uma pequena atitude pode gerar grandes resultados. Uma das importantes palestras sobre esse tema foi proferida pelo muriaeense, Edmo Carvalho Jr., Gernte nacional de Suínos, na Agroceres  Multimix.

A bonita e elegante Sra Rosely Costa Gurgel (ela na foto acima, ladeada por mim, Maria Emília Costa, a anfitriã e Dodora Iunes), esteve passando uns dias entre nós. Ela deixou seu paraíso na praia Bacutia, em Guarapari, para vir supervisionar as obras da sua residência na city. Em sua estada nos encontramos para uma noite de tira gostos, drinks e muita cantoria, realizada pela amiga, Neila Stoque. Além do karaokê, nós soltamos a voz, ao som do violão doSr.João, braço direito de Rosa, como carinhosamente  chamamos a visitante.

Palco de belezas históricas, culturais e naturais, a cidade de Mariana, foi o local escolhido para receber os competidores do Iron Biker Brasil 2017. Sol, calor, adrenalina e muita torcida marcaram a largada, acontecida na manhã do sábado dia 16, na Praça Minas Gerais, que ganhou novo colorido com a montagem da estrutura do evento. Entre os participantes estavam os muriaeenses: Nildo Paes, Paulo Roberto Filho, Wisinho Amaral, Paulo Santos,os irmãos Gustavo e Fernando Vecchi, entre outros, todos na foto acima.   

Parabéna Para Eles!

Acabo de chegar de um delicioso jantar, ao lado dos aniversariantes Ana Lucia Barreto Campos, de hoje, eGustavo Duriez, de ontem. Estavamos, nós mais a prima dela Maria Emilia Costa e o sobrinho dele,André Ouro Preto, comemorando no elegante ambiente do Restaurante Casa da Vila. Quem estava por lá, também em comemoraçao, mas de 14 anosde casados eram os simpáticos Regina e Mizael Ferreira Varela.

Na plateia, aplaudindo muito, Flávia, Victor, eu, a atriz Celinha, Euler e Fernanda, mais……

.…eu com o ator Helder Carneiro, Joca, Inês e Elias. 

Marcos Guarino com Gabriel e Mariana. Eu com o elegante casal Aurora e Horácio

Fernanda com Cléria a filha Priscila e Pietra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *