1ª Cavalgada da Fazenda Fortaleza

 Merci ao primo, o engenheiro agrônomo, Ismar Nogueira Calcagno, que reside em Vila Velha, pelo convite para participarmos da 1ª Cavalgada da Fazenda Fortaleza, reunindo amigos, vizinhos e visitantes. O evento terá inicio as 9h, com os participantes saindo da Fazenda Boa Vista, de propriedade da Sra. Ieda Monteiro de Castro Jansen, passando pela Fazenda Eldorado, do deputado federal, Mizael Arthur Ferreira Varela e chegando por volta do meio dia na Fazenda Fortaleza, onde acontecerá um almoço de confraternização, seguido de um grande leilão de bezerros, muares, equídeos e outras prendas, mais um animado show com a dupla Vinicius & Ademir. Toda a renda do leilão será revertida para a restauração da Capela de Santa Rita de Cássia, construida em 1912 e que atualmente esta preste a ruir, pois uma árvore cresceu bem na quina de uma das paredes e suas raízes fizeram com que a estrutura fosse completamente abalada.

A recuperação da capela é o primeiro passo para que Ismar realize seu sonho, transformar a fazenda em um hotel com hospedagem e outras atividades, como confraternização dos ciclistas, passeios e visitas guiados. A fazenda, adquirida por seu avó em 1950, possui em sua sede um casarão com mais de sete quartos, vinte e duas janelas, sala e cozinha amplas, fogão a lenha, piscina e em seu entorno ainda existe mata nativa que abriga diversos animais silvestres como lobos-guará; preguiças; pássaros de diversas espécies e árvores centenárias, sendo perto do Rio Preto, uma beleza rara pertinho da cidade. A fazenda é rica em história, entre elas a de ter sido a primeira de nossa região a possuir uma ordenha mecânica, tamanha a produção de leite que realizava. Este e outros motivos é que fazem Ismar pretender resgatar a história familiar.

                       Sede da Fazenda Fortaleza

Por falar em história a Fazenda Boa Vista, de onde partirá a cavalgada, tem quase duzentos anos e foi construída para moradia do Coronel Domiciano Antônio Monteiro de Castro e sua família, no século XIX. Vindo da região de Leopoldina para Muriaé, em 1860, para desbravar a região, o Coronel instalou-se próximo a esta fazenda, na Fazenda Águas Claras, enquanto esperava a construção da sede maior da Fazenda Boa Vista.

                           Sede da Fazenda Boa Vista

Tornou-se grande produtor de café e aumentou ainda mais sua riqueza que já era grande. Na fazenda chegou a existir mais de 100 taperas de escravos fugidos de toda a região, que eram acolhidos pelo fazendeiro, transformando o local num verdadeiro quilombo. Isto lhe custou inimizades com os proprietários de escravos, pois eles preferiram a companhia do antigo senhor a uma alforria, tamanha sua bondade e justiça. Agraciado com o título de Coronel, conforme diploma assina pelo imperador Pedro II, há muito militava na política, sendo um líder inconteste em toda a região. Por duas vezes exerceu o cargo de Presidente da Câmara Municipal (correspondente, na época, ao cargo de Prefeito): 1883 e 1884 – eleito, e em 1898 – Substituto. Nesta época, criou uma série de Escolas Municipais e fez doações do seu patrimônio pessoal ao Município, como a Cachoeira da Fumaça e de 2 alqueires de terra ao redor da mesma, pertencentes à Fazenda Boa Vista, para que o município tivesse luz e força para implantar fábricas e indústrias. Em 1899, derrotado nas eleições em que se empenhou a fundo por mudanças radicais na política em favor da lavoura, e decepcionado com a atitude hostil de seus co-municípies, a quem servira com dedicação e lealdade, retirou-se de vez para sua fazenda, negando-se a voltar à cidade até o fim da sua vida. No entanto, apesar do reconhecido valor histórico e cultural do imóvel e todo seu entorno, existe um absurdo projeto para que se crie naquela  área uma barragem.Triste realidade!

                        Sede da Fazenda Eldorado

Uma ideia sobre “1ª Cavalgada da Fazenda Fortaleza

  1. Parabéns Evaldo, pela reportagem das históricas e lindas fazendas da região de Muriaé… Histórias repletas das conquistas das famílias envolvidas e que sem sua dedicação, acredito de desconheceríamos os importantes personagens narrados…
    Lindas imagens!

    Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *