Sem Idade Pro Fashion

senhoras da 1Ícone: a nova-iorquina Iris Apfel, 93, é uma das estrelas do documentário “Advanced Style — Vovós Fashion”

Depois de a moda trazer vários revivals da década de 70 e 80 como tendência, agora é a vez de mostrar que ter os seus 70, 80 ou mais anos também está em voga. Assumindo ou não suas rugas e seus cabelos brancos, mulheres maduras estão ocupando um lugar que havia muito tempo não se via na moda. Na Europa e nos Estados Unidos, existe uma população que envelheceu com boas condições de vida, com grana, e que tem um comportamento de consumo que é novo e ninguém esperava. É um fenômeno, em termos de comportamento, que as marcas estejam se apropriando disso e aproveitando esse momento para conversar com um novo público que tem muito poder de compra. Na gringa também, mais precisamente em Nova York, as chamadas “grey stars” estão por toda parte: mulheres com mais de 60 anos que não têm receio algum de sair na rua ousando no vestuário e transformam um simples passeio em uma passarela. Algumas delas foram clicadas no formato “look do dia” – já conhecido pelas blogueiras –, pelo fotógrafo norte-americano Ari Seth Cohen, que posta os registros desde 2008 no blog Advanced Style, que serve como uma plataforma inspiradora e referência de estilo pra essa faixa etárias. Uma das personagens que a mídia descobriu é Iris Apfel, 93. Ela esbanja estilo e vitalidade e é uma das retratadas no documentário. Por conta do seu sucesso genuíno, Iris lançou uma linha de cosméticos com a M.A.C, com uma cartela de cores inspiradas em seu universo fashion. O frescor jovem de uma modelo está dividindo espaço, agora, com a maturidade.

senhoras da 9Debra Rapoport, de 70 anos, uma das personagens clicadas pelo seu estilo no blog Advanced Style Aos 86 anos, Ruth Van Winkle ficou conhecida pela sua ousadia no Instagram e estrela a campanha da Dime Piece. A romancista norte-americana Joan Didion, de 80 anos, em campanha para a Céline, marca conhecida por sempre protagonizar suas campanhas com modelos jovens Aos 86 anos, Ruth Van Winkle ficou conhecida pela sua ousadia no Instagram e estrelar a campanha da marca norte-americana Dime Piece. Personagens clicadas no blog Advanced Style, do fotógrafo Ari Seth Cohen. Ele e a diretora Lina Plioplyte lançaram o documentário “Advanced Style — Vovós Fashion”, que foi filmado ao longo de três anos

senhoras de 10A marca Céline, por exemplo, convidou a escritora Joan Didion, 80, para sua campanha de verão. Dolce & Gabbana usou idosas na faixa dos 80 anos celebrando sua idade e enquanto a cantora Joni Mitchell, 71, é a estrela da Saint Laurent para o verão de 2015. Essas mulheres representaram o ideal de estilo que vai além dos padrões. As marcas foram buscar nelas um novo ideal de beleza porque são diferentes, estão cada dia de um jeito dentro do estilo e imprimem personalidade. Envelhecer com estilo não é pra qualquer uma. Prova disso é Ruth Van Winkle, sucesso em seu perfil no Instagram, uma espécie de vovó descolada que conquistou as redes sociais. No auge dos seus 86 anos, ela estrelou a campanha da marca norte-americana Dime Piece LA intitulada State of Mind (“estado de espírito”). Nas fotos, Ruth aparece em versão um pouco mais ousada, vestindo maiôs, túnicas e óculos estilosos. Tanto Ruth quanto as outras mulheres retratadas no Advanced Style mostram como se apropriar de tendências dentro da regra do “pode-não pode” – será que isso vai, de fato, valer daqui uns anos? Todas essas mulheres maduras e estilosas já passaram da fase de experimentação e sabem o que melhor pode lhe cair. Tiveram tempo suficiente de errar e acertar e hoje não ousam em decote e comprimentos curtíssimos e se vestem dentro dos protocolos da idade, só que de uma maneira fashion. E tomam cuidado para disfarçar e tampar marcas da idade e prezando o conforto. Fonte: Lorena K. Martins/ O Tempo

senhoras da 4Italianas na campanha de verão 2015 da Dolce & Gabbana

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