Relax no Chile

Onde tiver neve e um bom vinho: é para lá que vamos! Essa foi a decisão do casal Maria Thereza e Marcos Leandro Pereira, ao escolher o Chile, como roteiro para uma viagem de dolce far niente. No roteiro, a capital Santiago, onde já esticaram em uma excursão a Concha y Toro, a maior vinícola do país, que exporta 70% de sua produção.

Depois, Viña del Mar, com seus maravilhosos, jardins e por do sol. Claro que foram a Valparaiso, conhecer a casa de Pablo Neruda e sua vielas, que lembram Ouro Preto.

Mas neve e frio, mesmo, eles encontraram em Mendoza, já na Argentina, bem na fronteira, onde foram se aventurar nas belezas naturais do Parque Provincial do Aconcágua. Lá, na Cordilheira dos Andes, o Aconcágua é a montanha mais alta, fora da Ásia, com 6.961 metros.

Planfletando 2

Daqui vamos ficar na torcida para que o Grupo Folclórico Santa Terezinha, seja bem sucedido em sua apresentação no Festival Estadual de Quadrilhas Juninas. O evento acontecerá no próximo dia 14, sábado, em Belo Horizonte. Nossos cumprimentos antecipado para Shirleyy Melo e Walbert Luiz, respectivamente coordenador e bailarino/coreógrafo do GFST.

Seminário Nacional de Turismo e Patrimônio Cultural

Muriaé será sede do Seminário Nacional de Turismo e Patrimônio Cultural, que acontece de 03 a 05 de outubro. A partir das experiências realizadas nos últimos três anos, a Comissão para a Cultura , da associação dos maiores municípios do mundo, lançou uma nova chamada para o programa “Cultura em cidades sustentáveis. Aprender com Cultura 21 Ações 2016-2019″. Muriaé é a única cidade do Brasil a participar desta nova fase, da Agenda 21 da Cultura, um documento de referência para o desenvolvimento de políticas culturais locais desenvolvidos pelo primeiro Fórum Universal das Culturas. Ele baseia-se nos princípios da diversidade cultural, os direitos humanos, o diálogo intercultural, a democracia participativa, a sustentabilidade e paz.

Programação

03/10 Quinta-feira

18h: Credenciamento

Início da Feira de Negócios Turísticos de Minas Gerais

Exposição Fotografias “Turismo e Patrimônio Cultural”

Lançamento do livro “Fauna da Serra do Brigadeiro, Minas Gerais”

19h: Abertura oficial do evento (Marcelo Álvaro Antônio, ministro do Turismo)

20h: Palestra principal

Lançamento do Fórum Mineiro de Gestores Municipais de Cultura

Prêmio Muriaé de Fotografia – Paisagens e Patrimônio Cultural de Muriaé

Prêmio de Incentivo ao Patrimônio Cultural “Maria Bernadete Andrade Silva”

21h30: Coquetel e apresentação cultural

04/10 Sexta-feira

8h: Café e credenciamento

Feira de Negócios Turísticos de Minas Gerais

9h: Lançamento da Cartilha de Educação Patrimonial

9h30 às 12h: Workshops simultâneos:

1. Regionalização, captação de recurso e financiamento

2. Marketing de destino e promoção do turismo

3. Marketing para produtos artesanais

4. Ecoturismo e passeios turísticos: inovação, sustentabilidade e negócios

5. Experiências gastronômicas para hotéis, bares e restaurantes

6. Cuidados no preparo e manipulação de alimentos para hotéis, bares e restaurantes

12h às 14h: Intervalo para o almoço

14h às 16h: Painel “Desenvolvimento Humano e Cidades Sustentáveis: estratégias de desenvolvimento territorial”

16h às 17h30: Painel “Criatividade e Cidade: memória, turismo e desenvolvimento regional”

17h30: Muriaé pelo olhar dos turistas e dos operadores locais

18h: Certificado Capacitação Agente de Turismo Rural Senar-MG

18h30: Encerramento – café com apresentação cultural

19h30: Festival Samba Gastrobeer (Lagoa da Gávea)

05/10 Sábado

10h: Visita guiada: Rota de pedestre “Caminho Cultural” (passeio turístico pelos principais pontos turísticos da cidade de Muriaé)

15h: Festival Samba Gastrobeer (Lagoa da Gávea)

Conheça os 17 Objetivos da Agenda 2030 (http://www.agenda2030.org.br/)

Serviço
Data: 03 a 05 de outubro de 2019

Local:
Centro Universitário Unifaminas (Av. Cristiano Ferreira Varella, 655 – Bairro Universitário, Muriaé)

Inscrição: https://www.sympla.com.br/seminario-nacional-de-turismo-e-patrimonio-cultural—muriae-mg__633919

Realização:
Prefeitura Municipal de Muriaé, Fundação de Cultura e Artes de Muriaé – Fundarte e Sebrae

Agradecendo a homenagem

A maestrina Rosalva Carvalho Campos, na foto com a filha Rosane e a neta Alice, vem através de nossa coluna fazer um agradecimento, very special, a Prefeitura Municipal e a FUNDARTE, pela homenagem recebida, durante o desfile cívico do Dia do Muriaeense. Ela e mais vinte quatro mulheres foram destaque, entre os alunos das Escolas Municipais de Artes e no palanque junto as autoridades presentes.

I Leilão do HSP

Salve esta data do dia 28, próximo, e vá prestigiar o I Leilão Beneficente do Hospital São Paulo. Os melhores bezerros das muitas fazendas de toda região, estão sendo garimpadas pela direção do HSP e o médico Wilson Batista. E, quando o martelo bater, tomara que a renda seja de muitos dígitos, pois ela será destinada a melhoria no atendimento do SUS, aparelhando e refrigerando a sua Enfermaria.

Colorindo o céu da cidade

E o céu de Muriaé vai ficar colorido, com a realização, nos 20, 21 e 22 de setembro, do 1° Festival de Balonismo. Balões de várias partes do Brasil vão sobrevoar a nossa cidade, em um espetáculo de cores e emoção. Para completar a festa, com entrada gratuita, shows todas as noites e Festival Gastronômico de Food Trucks. Local de decolagem: Rodrigão Realização: Prefeitura de Muriaé, Fundarte e Confederação Brasileira de Balonismo. Apoio: Demsur, Rádio Muriaé e TV Alterosa Zona da Mata

Pequenos registros de grandes acontecimentos

Vieram a cidade para matar saudades e reencontrar alguns amigos no Dia do Muriaeense, Fernando Sscaramuzzi e Romero Montezano. Eles, residem, respectivamente, em Juiz de Fora e no Rio de Janeiro, onde formaram suas familias.

Está chegando o dia de 24 horas de arte e cultura em Muriaé! Se você é artista e quer ser uma atração da Virada Cultural, participe do lançamento do credenciamento de artistas no dia 11 de setembro, às 17h, no Teatro Zaccaria Marques.

Uma bonita celebração religiosa na charmosa Igreja do Rosário, marcou a comemoração dos 65° aniversário de casamento do querido casal, Carminha e Geraldo Campos. Na foto eles posam com os filhos, Pablo, Jaqueline, Silvana e João, mais a nora Francisca.

A amiga Maria Emília Costa, sessentou e para marcar a data ela reuniu em sua residência familiares e amigos. Nas fotos ela aparece ao lado dos netos Luisa e Guilherme Neila Stoque, e Elaine e Eliene Costa.

Quem também completou idade nova foi Ricardo Horta, leia-se People Computação. A esposa Rosangela preparou uma comemoração only for family, marcando a festiva data.

Vem aí o VIII Torneio Municipal de Xadrez, que este ano escolherá os melhores jogadores para participarem da Copa dos Campeões de Minas Gerais. As inscrições para a participação do evento, deve serem feitas no Departamento de Esporte, da Secretaria de Ação Social.

Red carpet do finde!

Destaque no red carpet do finde para o bonito dublê de farmacêutico e modelo, Gleidson Minarini Morais, filho do casal Ana Maria e Edvaldo Demarques de Morais. Ele que é formado em Farmácia, pela Unifaminas, trabalha já a dois anos na Drogaria Ameida. Paralelamente, Gleidson está fazendo vários trabalhos como modelo de passarela e fotos, na região. Em um desses eventos ele foi descoberto pelo produtor Phatê, de Cataguases, que o convidou para participar como candidato do concurso Mister Minas Gerais, acontecido recentemente em Patos de Minas. E, mesmo enfrentando mais de trinta candidatos ele ganhou o título e o direito de ser nosso representante no Mister Brasil 2019, realizado em Bento Gonçalves, RS, no dia 04 passado. Fez bonito na 15° edição do maior concurso de beleza masculina do país, conseguindo a quarta colocação. Para nossa foto especial, Gleidson está vestido com um traje de gala, trazendo a faixa do mais belo mineiro. Já nas fotos abaixo ele está em traje de banho, com a faixa de Cataguases, cidade pela qual ele desfilou e venceu o Mister Minas Gerais 2019.

Homenageadas no desfile civico do Dia do Muriaeense

No desfile cívico do Dia do Muriaeense a FUNDARTE, prestou homenagem a várias mulheres que se destacaram e destacam, no campo da Arte, da Cultura, do Esporte e da Juventude, em nossa cidade. Foram elas:

Além dessas, outras cinco mulheres foram convidadas a participarem do desfile como destaque a frente das Escolas Municipais.

Andréa do Valle com o diretor e alunos da Escola Municipal de Teatro Gregório de Mattos Guerra

Ângela Latini a frente dos alunos da Escola Municipal de Audiovisual Carlos Scalla e com sua mãe, Mariinha, o filho Sandro e a irmã Ana

A Escola Municipal de Dança Jorge Rodrigues Barroca, homenageou a bailarina Muriaeense Caroline Alves, que reside em Berlim

Já a Escola Municipal de Música Leonel Vargas, trouxe a frente de seus alunos a Sra. Eudóxia Canêdo Montezano, que posou com a irmã Cristina e a sobrinha Luísa Canêdo.

A Sra. Alice Goulart desfilou junto com os alunos e professores da Escola Municipal de Artes Visuais Moacyr Fenelon

Entre as homenageadas a amiga Maria Aparecida Knupp, que foi convidada para o palanque oficial do desfile de 6 de setembro. Ela na foto, abaixo, ao lado do Prefeito Municipal, Grego com sua esposa, a Diretora da FUNDARTE Flávia Neves e outra homenageada Shirley Melo