Comemorando!

Em tempo vamos registrar o primeiro aninho da minha sobrinha neta, Isis Theodoro Calcagno, filha do casal Lorane e Renan Ferreira Calcagno. A comemoração, reunindo, only for family, aconteceu no sitio do casal Fatima e Adson Theodoro, também tios avós da aniversariante, em Pirapanema.

A linda Maria Cecília completou idade nova e ganhou dos seus pais, Regiane e Nascipinho Daher, uma movinentada comemoração, reunindo familiares e amigos, na Casa de Festa Tio Vovô.  

Para marcar sua idade nova, a empresária Alessandra Turetta Felisberto, reuniu o esposo  Irineu ( Cocão), mais os filhos  Dandara e Matheus, em elegante jantar.

O nosso deputado estadual, o empresário Bráulio Braz também completando hoje sua idade nova. Para marcar a data ele reuniu os filhos ( na foto acima), genros, nora e netos no chic Hotel Reseva da paradisiaca Ibitipoca.

O amigo Pedro Francisco, ao lado da esposa Marleze, ganhou dos filhos, Ricardo, Fernando e Eduardo, um jantar surpresa, no Restaurante do Netinho. Por lá as presenças das noras, Walquiria e Cidinha, mais os netos Maria Fernanda, Bernardo, Ricardo Antônio e Pedro Antônio ( todos na foto acima).

Finde agitado!!

Em tempos de corrupção e em que a Justiça não é aplicada de forma justa… A Academia Muriaeense de Letras estará desenvolvendo o tema por meio de textos literários de Machado de Assis e Guimarães Rosa. Cult, não?

A partir das 8h até as 12h o Fortaleza Bike Park estará liberando sua pista, para quem quiser treinar, em seus 5.5km de pista. Pura adrenalina! 
No dia  22, o Teatro Belmira Vilas Boas acolherá  o segundo evento do circuito Meu Brasil Brasileiro, idealizado pela Cristal Produções, com o apoio da Prefeitura de Muriaé e Fundarte, no qual bandas locais apresentam um show com repertório exclusivo em homenagem a  artistas do cenário nacional. A segunda edição será dedicada aos Engenheiros do Hawaii, numa releitura apresentada pela banda Seis SegundoPara a banda, amigos desde a infância, o contato e a paixão pelos Engenheiros do Hawaii é um traço reconhecido de suas personalidades:  “os Engenheiros são a nossa iniciação musical. Foi ouvindo e tocando engenheiros que nos tornamos músicos.  A noite musical vai contar com as participações de Guilherme Souza e Bruna Mazorque, com repertório significativo e que trará as canções mais especiais da banda no aconchegante ambiente do teatro que somado à acústica perfeita fará a noite incomparável.

Na Agenda Da FUNDARTE

Dados do artista Anderson Augusto de Souza Pereira, nascido em Miradouro. Filho de Hilda e Adelino Pereira. Desenvolveu seus estudos básicos na cidade de Muriaé onde, já muito cedo, descobriu seu talento para as artes plásticas. Incentivado por amigos e familiares começou a desenvolver seus trabalhos artísticos e, autodidata, já se lança em suas primeiras obras a óleo. Teve alguns desenhos publicados na coleção Revista da Historiografia Muriaeense” aos 15 anos, iniciou o curso intensivo de desenho e pintura na Escola Panamericana de Artes de São Paulo . Neste período também realizou sua primeira exposição no espaço Gregório de Matos Guerra. Se integrou ao grupo de artistas populares – MARCA (Movimento de Artistas da Caminhada) – através do qual conhece a organização de solidariedade italiana, Ca’Forneletti, onde participa de intercâmbios de arte e cultura pela pazy e integração entre os povos, com oficinas nas escolas, exposições e realização de obras. Durante um período na Itália, cursou técnicas de afresco no Istituto Italiano de Arte Artigianato e Restauro de RomaNas suas atividades como missionário, sempre se dedicou à arte e cultura. Na Cidade de DeusRJ, onde morou durante sete anos, foi um dos idealizadores da Casa de Cultura Cidade de DeusPossui vasta experiência com pinturas de grandes proporções, como cenários, painéis, e arte sacra em capelas e igrejas, com obras em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná.Nos últimos anos dedica-se à arte como ilustrador, pintor e colaborador em movimentos sociais e educativos. Atualmente desenvolve seus trabalhos em Juiz de Fora, no Atelier e Casa de Arte, onde compartilha das suas experiências através de cursos de desenho e pintura, 

Dados do Grupo Experimental de Dança, uma escola que surgiu com o objetivo de fomentar novos talentos para a dança. Idealizado pelo Centro Municipal de Dança da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre, é coordenado pelo coreógrafo e educador, Airton Tomazzoni ela busca criar a oportunidade para jovens artistas impulsionarem suas carreirasEm 2018 o projeto do Grupo Experimental completa 12 anos e por esta escola, que tem seu próprio corpo de bailarinos, já passaram diversos professores nomeados na dança de Porto Alegre, como Eva ShulLuciana Paludo, Bia Diamante e Karenina de los Santos.

Studio Gastronômico  Kênia Iunes

Ah, se todas segundas feiras fossem iguais a de ontem, quando recebi um convite da gourmet Kênia Iunes, para uma noite de degustacao no seu Stúdio Gastronômico. Com um menu de se comer rezando, preparado por Kênia, para uma das muitas aulas de culinária que acontecem no local, que fica na badalada e charmosa Vila Eudóxia Canêdo. Foi servido, a entrada, Pupunha Assada Com Manteiga de Ervas, o prato principal, Risoto de Camarão e de sobremesa, a conhecida receita de Ovos Nevadas, só que com castanhas carameladas e crocantes. Dos deuses. Mesa linda, décor a la navy @mimosdimimi, combinando com o cardápio.

Além de mim, a outra convidada da noite, foi a elegante Sra. Eudôxia Canêdo Montezano. Entre as alunas estavam: as irmãs Lila Goulart de Freitas Fajardo e Cynthia Goulart, a decoradora Wania Muahad, Loyana Simão, Luiza Rodrigues Ciribelli, Thalyta Santos, Luciane Nazário, Michele Duarte, Cristiane Muratori e Ana Emilia Resende Monteiro de Barros. Kênia, chegou na semana passada de Nova Iorque, onde ela vai pelo menos umas três vezes ao ano, para atualizar e aprender novas receitas, no conceituado Institute of Culinary Education. Também atrás de conhecimentos culinários,  são frequentes suas viagens a Argentina e Chile

 Fachada externa do Studio de Gastronomia (acima). Isabela e Fernando com o famoso arquiteto paulista, Paulo Mendes da Rocha (abaixo)

 Em tempo gostaríamos de registrar também que a casa onde funciona o Studio  Kênia Yunes e um arrojado projeto dos arquitetos Isabela Canêdo e Fernando Delgado, sócios do Studio FI Arquitetura, que tem sua sede no Rio de Janeiro.

O interior do Studio com sua bancada, cozinha e espaço para degustação

Este projeto acabou sendo reconhecido por sites e revistas de decoração, devido a cuidadosa intervenção feita pelos seus projetista, transformando uma das casas da Vila Operária edificada na primeira metade do século XX. Essas casas, num total de 24, foram construídas para moradia dos trabalhadores de uma grande empresa de torrefação de café, colhido nas lavouras do município e região, época em que a cafeicultura representava grande parte da economia local. 

Área do pátio interno, totalmente coberta com aproveitamento do porão da moradia 

O resultado tornou-se uma pequena- porém cuidadosa e bem sucedida- intervenção que habilmente transformou o uso do espaço, preservando, porém, a essência histórica e a imagem da edificação, pois a Vila Eudóxia Canêdo é tombada pela Prefeitura Municipal.

Última edição da revista Revista Projeto Design – Arcoweb, que publicou detalhes da obra do Studio de Gastronomia Kênia Yunes

Projeto do Studio de Gastronomia em exposição no saguão do Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro, como parte do 5º Fórum Internacional sobre Patrimônio Arquitetônico Brasil-Portugal.

Encontro De Familia

As irmãs Carneiro: Conceição, Antônia , Violeta e Sebastiana, no princípio do mês de setembro, resolveram fazer um regaste de ancestralidade e reunir os familiares, em um encontro no Sitio Mãe Nina. Elas fazem parte da história do Bairro da Encoberta, onde eram proprietárias de muitos terrenos do local. 

A comemoração foi organizada pelas sobrinhas, Eliane Angelina, Sônia e Andreia Almeida mais Inimar Carneiro. Entre as presenças destaque para a historiadora Vanilda Carneiro, o administrador Marcelo Carneiro, Mara Carneiro, a futura publicitária Camila Carneiro, a Sra. Deloina Ezequiel da Costa com os filhos Jesus, Juber e Zeca (ele o responsável pelas fotos que ilustram está materia). 

Red Carpet do Finde

Voltamos nesse finde com outro bis, postando pela segunda vez, a bonita e elegante Silvia Braz, que atrasou na noite de quinta feira, dia 13, marcando presença no grande evento social da Brazil Foundation, que acontece anualmente em Nova Iorque, teunindo convidados do mundo empresarial, diplomático e artístico para celebrar a filantropia e homenagear organizações que promovem sustentabilidade e oportunidades na AmazôniaSilvia viajou a convite da badalada grife mineira, Iorane, que a vestiu com um belissimo modelo, todo rebordado em paetes prata. Ela ainda usou jóias by Andréa Conti  e seu make up, foi assinado por Rodrigo Costa, com os produtos da nova linha Make B. Diamond, da Boticário. O BrazilFoundation Gala New York, foi realizado no Hotel Plaza e teve, como mestres de cerimônia o ator  Cauã Reymond e Mila Burns, como atração musical  da cantora Fafá de Belém. O evento, que tem versões em São Paulo e Miami anualmente, ja arrecadou mais de US$ 40 milhões, apoiando mais de 500 organizações sociais de 26 estados brasileiro. O Jantar de Gala financia projetos nas áreas de Educação e Cultura, Saúde, Desenvolvimento Socioeconômico, Direitos Humanos e Participação Cívica, e Negócios Sociais.

Mais da I Mostra de Cinema e Teatro

Os diretores Euler Luz e Cézar Rodrigues, mais o curador da I Mostra De Cinema, Bruno Benecc

Culturalmente falando é muito bom chegar, em uma quinta- feira no Belmira Villas Boas, e vê-lo praticamente cheio para aplaudir os trabalhos do cineasta muriaeense Euler Luz. Foram exibidos  três trabalhos já conhecidos, como: Ubutu, que tem uma linda mensagem, Sapato Vermelho, uma comédia que levou o público a aplaudir muito, o cult A Tua Presença e um inédito Aviso Prévio, na mesma pegada do Sapato Vermelho. Aliás, Euler gosta muito dessa linha de comédia dellart e a faz muito bem, criando na história apresentada, um suspense com um final completamente inesperado. Por lá grande parte da equipe técnica e de atores, que sempre trabalha com ele em suas filmagens. Antes os alunos da Escola Audio Visual Carlos Scalla exibiram o documentário, “O Valor da Memoria” produzido por eles, 

Euler Luz e sua equipe técnicos e atores, com destaque para a produtora Fernanda de Paula

Bruno Benecc atuando em A Tua Presença

Teresa Pontes, Jesus e Bruno nos corredores do Teatro Belmira 

Alunos da Escola Municipal Carlos Scalla

Depois das apresentações dos curtas metragens, foi a vez de Euler falar de seu trabalho teatral, pioneiro em Muriaé quando, na decado de 70 ele cria o Teatro Gregório de Mattos Guerra e o Grupo Chão de Minas. Dele fizeram parte, além do Euler, mais, Tereza Pontes, Celinha Couto, Tarcísio Machado, Rosane Campos, Magu Barros, Rita Perez, Amarildo, Jorge Prata e eu.  

A tarde de sexta foi aberta pela presença da atriz  carioca Adriana Rabelo, que veio divulgar seus trabalhos nos três curtas estrelados por ela, Abissal, A Cartomante e Jean.  

Minha Mãe É Uma Peça II, dirigido por Cézinha, maior renda do cinema nacional

Depois foi a vez, do publico receber calorosamente o convidado especial da Mostra, o também diretor muriaeense Cézar Rodrigues, para falar da sua vitoriosa trajetória. Cézar teve uma escola ideal, tendo a oportunidade de trabalhar como assistent dos melhores diretores do pais, tanto na TV quanto no cinema.

Cézinha com Bruno, eu e Jesus Ezequiel. Eu e Bruno com Vanessa, esposa do diretor

 Hoje parac o encerramento da I Mostra de Cinema e Teatro, foi estrategicamente escolhido para a apresentação da Cia Silenciados, com a apresentação da única peça da Mostra,Um Lado do Crime“.  A Cia., que é da vizinha cidade de Guarani, e formada por: Yago Navarro, Saulo Machado; Michell Costa, e Adrielle Teles

A diretora da Fundarte, Flávia Neves, com o filho Matheus e a tia Marília, dando um take final na I Mostra de Cinema e Teatro

Happy Birthday Na Serra

Dia 07 de setembro é realmente uma data especial. Três grandes personas comemoram aniversário nesta marcante data da Independência no Brasil. Se bem que alguns historiadores afirmam, que a Independência, realmente deveria ser comemorada no dia 02, quando a Princesa Leopoldina assina a carta, rompendo com Portugual. Até o mensageiro encontrar D. Pedro II, passaram-se cinco dias. A ele coube o gesto simbólico de desembainhar a espada e bradar o eternizado: “independência ou Morte“. Mas, voltando aos especiais. aniversariantes, são eles: Gilca Napier, Euler Luz e Rui Valle Matos Jr.

Os dois primeiros resolveram comemorar viajando, ja o Dim ganhou animada festa, preparada especialmente pela esposa Beth, reunindo em torno dele, familiares e amigos, no belissimo sitio do casal. Para os convidados foi servido um elegante almoço, assinado pela chef Suellen Martins, que veio residir na cidade, depois de fechar seu restaurante em Pedra de Guaratiba. Ela preparou desde as entradas, até a piéce de résistance, um cordeiro cozido com ervas, sem esquecer o delicioso bolo do happy bithday. Tudo animado pela boa música de Maycon, Rayla e Phill Moreira genro do aniversariante  e pai, da segunda netinha de Beth e Dim. Algumas fotos registram a festa e a nova área gourmet do Sítio Vista Longa.

Pastrami Inaugura Amanhã, Dia 12 

A convite do chef de cuisine Erastó Belinato, no domingo passado, fomos até o Pastrami Choperia, para uma noite de degustação, onde foram servidos alguns itens do cardápio da nova casa, que inaugura amanhã, quartafeira dia 12, as 20h. O Pastrami, de propriedade do empresário Leandro Vasques Peçanha, é um restaurante e choperia mas que, também tem uma excelente carta de vinhos, bebidas quentes,  lanches, drinks  e tais, localizado na BR 356, bem perto da sede da AABB

Do menu servido,  para vocês sentirem o gosto seguem: o couvert avec carpaccio bresaola (foto 1), steak tartar, croquete de pastrami (foto 2), costela caracol (foto 3) e um crepe suzette, no melhor estilo mineiro.

Entre os convidados , além de mim e Ilvelaine Passos Cambraia, registro os elegantes e conhecidos casais: Giovana e Renato Del Penho, Camila e Cézar Ladeira, Amanda e Fabio Medina, Wania e Ralph  Duvanel, Milene e Marley Pecanha, mais a jovem Raphaela Vasques Abreu Lima e os músicos da Banda Marofagy.

O chef Erasto nos explicando sobre o Pastrami, uma carne bovina magra curada e muito temperada. Condimentado com páprica, pimenta, cominho, zimbro, alho e algumas vezes defumado. Eu, com o proprietário Leandro Vasques Peçanha e Erasto Belinato, mais a glamorosa Camila Randolpho Ladeira.

Abertura da I Mostra de Cinema e Teatro

Carlos Scalla o grande homenageado da noite da abertura da I Mostra de Cinema e Teatro

Carlos com o filho Bruno e os irmãos Ronaldo, Rui Scalla mais a cunhada Roane, que participaram como atores de seus primeiros filmes, entre eles a Lei Sangrenta

Duas gerações de cineastas muriaeense Bruno Benecc e Carlos Sacalla

Acima, cenas do filme A Luta dirigido por Bruno Benecc

Acabei de chegar da solenidade de abertura da I Mostra de Cinema e Teatro, realizada no Teatro Municipal Belmira Villas Boas, em noite de homenagem ao cineasta Carlos Scalla.Atualmente ao lado do filho Bruno ele mantém, em sua residência, um museu com muitas peças,  máquinas de filmar e projetar, e cópias de filmes realizados por ele e outros cineastas, como o lendário Humberto Mauro, da vizinha Cataguases, e dos famosos muriaeense Moacyr Fenelon e Paulo Porto. A mostra tem o patrocínio da Energisa e do Supermercado Levate do Centro.

Eu, com os cineastas Carlos Scalla, Bruno Benecc e a Diretora da FUNDARTE Flávia Neves

Agora eu, com o professor da Escola de Audio Visual, Fabiano, mais os atores do curta A Luta, Andréa do Valle, Euler Luz (acima), Luiz Gustavo e Marco Andrade (foto abaixo)

Carlos e Bruno com a pedagoga Maria Lúcia Mayrink

Foram exibidos dois filmes dirigidos por Carlos Sacalla, “Muriaé das Matas a Cidade” e “Luta Sangrenta” e ainda um filme contando sua história: quando o jovem menino, Carlinhos, troca sua bicicleta por uma máquina de filmar. Entre os interpretes os conhecidos atores globais, Cláudia Mauro e Paulo César Grande, que fizeram os personagens de pais do Carlinhos. Encerrando as apresentações, foi exibido o premiado curta metragem “A Luta“, com direção de Bruno Benecc e atuação de Euler Luz, Andréa do Valle e os meninos, Luiz Gustavo e Marco Andrade, entre outros. Em seguida foi servido um elegante coquetel no foyer do Teatro, patrocinado pela Wizard Escolas de Idiomas.